SUV PEUGEOT 5008

Tem brinquedão novo na área e a Peugeot, C L A R O, fez o favor de me levar pra testar em um lugar que eu amo… na ESTRADA!


O lançamento do NOVO SUV PEUGEOT 5008 consolida a Nova PEUGEOT no mercado brasileiro como uma marca reconhecida pela qualidade de produtos e serviços. Mais do que isso. Após a chegada, em fevereiro, do NOVO SUV PEUGEOT 3008 GRIFFE PACK – a versão superequipada do modelo eleito o “Carro do Ano” na Europa em 2017 e vencedor de diversos outros prêmios também no Brasil –juntamente com o SUV PEUGEOT 3008 GRIFFE e o SUV PEUGEOT 2008 automático de seis marchas,a Marca avança para ser a referência no universo dos utilitários esportivos.

Inédito no Brasil, o NOVO SUV PEUGEOT 5008 – que chega nas versões Griffe e GriffePack – conta com a mesma plataforma moderna do SUV PEUGEOT 3008. A grande novidade fica por contadoamplo espaço interno, um vasto compartimento de bagagem de 780 litros, uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira. Com seus quase 20 cm a mais de comprimento, ele é um utilitário esportivo que acomoda até sete passageiros e quechegaao mercado oferecendo muita tecnologia, dinamismo e sofisticação.

Seu design arrebatador demonstra fluidez, estabilidade e requinte, somados a força e potência de um autêntico SUV. Esguio, o NOVO SUV PEUGEOT 5008 tem estilo moderno e elegante, de personalidade única.

INTERIOR:  AMPLA DIMENSÃO E A MELHOR FUNCIONALIDADE DO SEGMENTO

O Novo SUV PEUGEOT 5008 chega com uma nova proposta no segmento dos utilitários esportivos de 7 lugares: um generoso espaço interno e muita funcionalidade. Dotado de uma modularidade e de equipamentos (mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira) exclusivos, o Novo SUV PEUGEOT 5008 inspira experiências associadas aos aposentos das residências de seus proprietários.

A presença de três bancos independentes na segunda fileira é um grande diferencial do novo 5008 em termos de funcionalidade no segmento. Os assentos individuais do Novo SUV PEUGEOT 5008 proporcionam o mesmo nível de conforto aos três passageiros da segunda fileira. O comprimento é regulável em uma extensão de 150 mm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas. O aumento da distância entre eixos proporciona um generoso espaço para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 60mm, o maior do segmento). A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando o banco não está ocupado.

Os dois bancos laterais da segunda fileira têm um comando que facilita o acesso aos bancos da terceira fileira. Localizado na parte superior do encosto, ele permite ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espaço suficiente para acessar a terceira fileira.

E tudo isso, claro, sem dispensar o conforto. O Novo SUV PEUGEOT 5008 preserva o equipamento da geração precedente, proporcionando uma funcionalidade compatível com os melhores modelos do segmento. Ele é equipado com dois espaços de arrumação sob os pés dos passageiros da segunda fileira; persianas com enroladores de inércia integradas à parte superior dos painéis das portas traseiras; e mesinhas atrás do encosto dos bancos da primeira fileira. Com um quadro de comandos no centro do console central (abaixo das saídas de ar), os passageiros da segunda fileira podem ajustar o fluxo do ar condicionado, com quatro níveis de intensidade.

A terceira fileira é composta por dois bancos retráteis guardados no piso do porta-malas. Dois flaps articulados em três seções cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana. Esses bancos acrescentam um elemento novo e engenhoso, inédito no segmento e que permite aumentar rapidamente o espaço de carga.

Para facilitar as operações de carga e descarga, o acesso ao porta-malas do Novo SUV PEUGEOT 5008 ficou mais fácil, graças ao chão de carga baixo (676mm) e à tampa do porta-malas de material diferenciado (para maior leveza). A possibilidade de rebater o banco do passageiro dianteiro também facilita o carregamento de objetos especialmente longos (de cerca de 3.2m).

A concepção interna do Novo SUV PEUGEOT 5008 ainda favorece um grande número de porta-objetos e espaços espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado, muito bem posicionado.

DESIGN EXTERNO INSPIRADO

O sentimento de qualidade e valorização da tecnologia do design interno do NOVO SUV PEUGEOT 5008 é prolongado ao exterior. A primeira impressão é a de um SUV da mesma forma que o SUV PEUGEOT 3008. No entanto, sua silhueta alongada e dinâmica, reforçada pelos arcos laterais, transmite esportividade e elegância, com muita personalidade, destacada pelo sofisticado conjunto Black Diamond. Seja qual for a cor do modelo, o teto e os retrovisores pretos do Black Diamond (na versão Pack) reforçam as linhas do SUV.

A traseira segue ostentando um desenho moderno e proporciona uma sensação de proteção e robustez. De curvas agradáveis, também não abre mão da funcionalidade – com um assoalho de carga baixo – e de um charmoso acabamento cromado. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED. Elas têm as três “garras” características que constituem a inconfundível assinatura visual da PEUGEOT – tanto de dia quanto de noite.

O Novo SUV PEUGEOT 5008 adota também todos os códigos específicos de um SUV com sua frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas), grandes rodas e altura livre do solo ampliada. O veículo transmite essencialmente um sentimento de harmonia, de equilíbrio exato das proporções e de uma dosagem bem-feita. Um design inspirado, nascido da criatividade vibrante dos seus projetistas.

As linhas são limpas e dinâmicas. A face dianteira vertical demonstra força e agressividade. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas. Os faróis halogênicos adotam a tecnologia Full LED. As entradas de ar são numerosas e amplas.

O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas, posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. A linha de cintura segue sendo altae a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente, mas o traço é sublinhado com elegância e fluidez, tornando o perfil mais leve.

Sofisticadas, as proteções do veículo e as grandes rodas de 19” diamantadas com acabamento em dois tons contribuem para tornar esse trabalho extremamente moderno e quase futurista.

O utilitário esportivo será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada).

EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO INTENSA

O espetacular cluster digital customizado de 12,3” é um dos destaques em termos de tecnologia no Novo SUV PEUGEOT 5008. O conjunto totalmente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit® que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os códigos tradicionais de condução e que tem conquistado os consumidores em todo o mundo.

O cluster elevado de 12,3”, que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução é dotado de um grafismo futurista. Totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o motorista pode compor o painel com as informações que quer ver.

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8” é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. O cuidado na escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.

Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do utilitário como bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são:

CatPaw (Patas de Gato): sequência do tipo “catpaw” (oito bolsas)
Onda: onda ascendente (oito bolsas)
Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas)
Lombar: massagem lombar (quatro bolsas)
Ombros: área dos ombros (quatro bolsas)
Além de todo o capricho tecnológico, o Novo SUV PEUGEOT 5008 também apresenta um nível de acabamento de beleza interior inspirador. Os materiais de alta qualidade, as costuras e o tipo de couro usado em seu acabamento seguem à risca a qualidade e a beleza histórica dos carros da Marca.

Tudo isso fica sob um belo teto solar panorâmico, de dimensões generosas, que tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.

NÍVEL DE EQUIPAMENTOS SUPERIOR COM PRIORIDADE À SEGURANÇA

Com um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, o Novo SUV PEUGEOT 5008privilegia não só o espaço e o design, como também a segurança. No caso da versãoGriffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, também presentes no PEUGEOT 3008 GRIFFE PACK, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:

Active SafetyBrake(Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).
O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o SUV seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre. Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

O Active Safety Brake é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.

Essas características oferecidas no Novo SUV PEUGEOT 5008 GRIFFE PACK, com um dos melhores auxílios de condução já vistos, tornam ainda mais simples a rotina de conduzir o veículo, aproveitar o tempo a bordo e ainda proporcionar soluções cada vez mais efetivas de segurança.

Além do Active Safety Brake, outro item cuja tecnologia inovadora proporciona maior segurança é o Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta (ativo) de Ultrapassagem Involuntária de Linha. Com uma câmera na parte superior do para-brisas, o sistema reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Ou seja: em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, o veículo emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.

Para avaliar o estado de vigilância do condutor, o Novo SUV PEUGEOT 5008 GRIFFE PACK é equipado de série com o Alerta de Tempo de Condução, que deflagra um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. Essa função é complementada pelo Alerta de Atenção do Condutor: sistema que deflagra um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração. Depois de três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um quarto alerta com a mensagem “Faça uma Pausa!”, acompanhada por um alerta sonoro mais profundo.

O Novo SUV PEUGEOT 5008 GRIFFE PACK também faz análises dos faróis pelo sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.

Para regular a velocidade, a versão Pack do SUV conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.

Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o Novo SUV PEUGEOT GRIFFE 5008 PACK conta com o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.

Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.

 MAIS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

O Novo SUV PEUGEOT 5008 é equipado de série com um sistema de segurança topo de linha. São eles:

ESP – controle de estabilidade dinâmica;
ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
6airbags:              – Airbagsfrontais para o condutor e passageiro
– Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiros

– Airbagstipo cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos)

Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3)com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
Travamento automático das portas com o carro em movimento;
Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.

TECNOLOGIA PARA MAIOR LIBERDADE DE AÇÃO

Toda a segurança contida no Novo SUV PEUGEOT 5008 deixa a experiência de condução ainda mais prazerosa, item que a PEUGEOT tem reputação consolidada. O comportamento impecável na estrada, a precisão da direção, até o sentimento de agilidade são todos amplificados com o nível de segurança. Este resultado é fruto de um trabalho beneficiado não apenas por uma longa experiência, mas, também, pelas tecnologias mais recentes e eficientes. É a plataforma EMP2 e suas qualidades dinâmicas reconhecidas que fazem desse SUV uma síntese entre o conforto e o desempenho absolutamente inédita no segmento SUV.

A suspensão é adaptada ao motor 1.6 THP e sua potência, de modo que a experiência na estrada fique ainda mais confortável. A segurança ativa fica por conta dos controles de tração e estabilidade e, claro, dos seis airbags com oito pontos de proteção que equipam o veículo.

Assim como o seu condutor, o Novo SUV PEUGEOT 5008 está em linha com seu tempo, fazendo uso intenso da tecnologia. Para satisfazer a necessidade de se manter conectado ao volante e de poder navegar com toda tranquilidade, o veículo conta com equipamentos como o espelhamento do celular e a recarga do Smartphone por indução no console (compatível com aparelhos que disponham da tecnologia).

A função de espelhamento do celular permite a reprodução da tela do smartphone na tela sensível ao toque do veículo para uma melhor utilização dos aplicativos. Ela é compatível com Android Auto eApple CarPlayTM (a partir do iPhone 5), permitindo o uso, por exemplo, do Waze e do Google Maps diretamente desde a tela táctil de 8”. Com os olhos na estrada e com toda a precaução – com a grande quantidade itens de segurança – abrem-se novas possibilidades para o condutor: fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário… a conectividade permanente é possível de forma segura.

AMPLO ESPAÇO E MODULARIDADE FAZEM DO NOVO SUV PEUGEOT 5008 UMA REFERÊNCIA

Uma concepção inteligente não se limita a oferecer aos ocupantes do veículo os melhores equipamentos de conforto e segurança do mercado. Os passageiros do Novo SUV PEUGEOT 5008 também vivem momentos inesquecíveis graças à grande polivalência do veículo. Sua modularidade e funcionalidade foram pensadas para satisfazer todas as expectativas e enfrentar todas as situações.

Para o carregamento há a possibilidade do banco traseiro rebatível fracionável 2/3-1/3 Magic Flat e a criação de um assoalho plano. No caso de uso de carga ou atividade de lazer, o assoalho de dois níveis permite otimizar sem esforços o volume do porta-malas. Para levar um objeto muito longo, o rebatimento do banco do passageiro da frente libera um comprimento de três metros.

Ele também conta com uma arquitetura otimizada. Com dimensões externas que se situam na média do mercado, seus volumes internos estão entre os mais generosos do segmento. O volume do porta-malas também é bem generoso. Com uma capacidade de 780 VDA e 1060 litros com bancos removíveis e a terceira fileira fora, 1940 VDA e 2150 litros com bancos removidos da terceira fileira e a segunda fileira deitada, e 237 litros com a terceira fileira até o teto, ele apresenta a maior capacidade da categoria e tem um dos chãos de carga mais baixos da categoria.Tal arquitetura também se traduz por uma ruptura em termos da massa do veículo. Com a plataforma EMP2, teve um verdadeiro aperfeiçoamento da proporção peso/dimensões/prestações em todos os níveis.

MOTOR 1.6 THP DE 165 CV: EFICIÊNCIA E FORÇA

O trabalho de arquitetura efetuado no Novo SUV PEUGEOT 5008 e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. A otimização das dimensões, o trabalho feito em termos de volume e o design aerodinâmico permitem exibir um Cx de 0.76, fazendo do novo SUV um dos melhores modelos do segmento.

Para ajudar em sua eficiência, o sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, faz um ótimo papel. Seu torque imponente surge com as 1.400 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.

Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift. Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia”Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez) –, o câmbio do Novo SUV PEUGEOT 5008está totalmente preparado para o trânsito das cidades brasileiras. Isso significa que as transmissões automáticas de nova geração proporcionam um prazer de dirigir de alto nível (aceleração a partir de baixas velocidades, ruídos do grupo motopropulsor, ajuste automático ao modo de dirigir do condutor, para uma condução confortável ou dinâmica), além de um consumo de combustível comparável ao das melhores transmissões manuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s